Na noite de domingo (12/01), por volta das 21hs10, a Polícia Militar foi acionada para atender a um chamado de encontro de cadáver na área de mineração, na Serra do Machado, zona rural de São Gonçalo do Rio Abaixo.
A vítima, identificada como um homem de 39 anos, teria invadido a área restrita de mineração acompanhada de outros dois indivíduos.
Conforme relatos, os autores ao invadirem o local, foram surpreendidos pelos vigilantes, iniciando-se uma discussão. Durante a discussão, um dos vigilantes efetuou um disparo de arma de fogo em direção ao chão, como forma de advertência, tendo os autores fugido, evadindo-se em meio à mata no local.
Os autores alegaram que, durante a fuga, a vítima teria ficado para trás. E que cerca de uma hora depois, os dois homens retornaram para procurar o companheiro, que foi encontrado caído, já sem vida, em uma canaleta de rejeito de minério.
A perícia técnica foi acionada e realizou os procedimentos de praxe, não foi possível determinar, no local, a causa exata da morte. O corpo foi removido pelos bombeiros militares e encaminhado pela funerária.
Os dois indivíduos que estavam com a vítima, de 19 e 51 anos, receberam voz de prisão. Após assinarem um Termo Circunstanciado, comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimados, foram liberados, conforme prevê a legislação vigente.