(CNN) Os bombeiros que lutam contra o Thomas Fire enfrentarão mais desafios no sábado com o retorno de ventos poderosos, já que o incêndio marca um enorme marco de tamanho.
Desde o início da explosão maciça há 12 dias, matou um bombeiro e uma mulher tentando evacuar.
As próximas 24 horas serão cruciais, pois as rajadas de vento de até 55 mph e baixa umidade são previstas até domingo. Ventos fortes e condições secas são esperados para abastecer o incêndio existente e podem provocar novos incêndios, disse o meteorologista da CNN, Ivan Cabrera.
Em 256 mil hectares, o Thomas Fire é o quarto maior incêndio da história moderna da Califórnia e está lentamente devorando o caminho até a lista dos maiores incêndios florestais do estado. O fogo, que está com 35%, queimou uma área maior do que a cidade de Nova York.
Enquanto as condições do fim de semana testarão os bombeiros, os ventos devem diminuir no final da noite de domingo até segunda-feira, permitindo a contenção adicional, disseram os meteorologistas.
Duas mortes ligadas a incêndios
Os bombeiros estão de luto pela morte de um deles. Cory David Iverson, 32 anos, perdeu a vida lutando contra o Thomas Fire na quinta-feira(14).
Iverson era um engenheiro de aparelhos de incêndio de San Diego, e tinha sido bombeiro com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia – também conhecido como Cal Fire – desde 2009.
Iverson estava com outros membros da tripulação quando ele foi morto, ela disse.
Ele deixa para trás sua filha de 2 anos e uma esposa grávida que é devido nesta primavera. Sua morte é a primeira fatalidade do bombeiro na mais recente série de incêndios florestais na Califórnia.
Uma mulher também foi morta em um acidente de carro enquanto evacuava na semana passada, e Cal Fire diz que considera sua morte ser relacionada ao fogo.
CNN