Com o período de fim de ano e férias, uma das grandes preocupações em viagens é ter malas extraviadas. Essa situação ocorre quando a bagagem é despachada no guichê do aeroporto, mas, na hora do recebimento, sofre algum atraso, perda, roubo ou dano. Uma mala perdida pode render uma grande dor de cabeça, pois não há nada pior do que chegar ao destino da viagem sem roupas, sapatos e materiais de higiene.
Confira alguns cuidados para evitar transtornos com as bagagens na hora de viajar:
1) Ainda no check-in, é possível declarar à empresa aérea os itens contidos na mala despachada e seus respectivos valores. O atendente fica com uma cópia da lista e entrega outra assinada ao passageiro;
2) Ao despachar a bagagem, certifique-se de que ela foi identificada para o destino correto;
3) Use malas com cores berrantes e chamativas. Além de facilitar a visualização, minimizam o risco de furto. Se a mala for preta, cole adesivos grandes e coloridos e amarre fitas coloridas na alça. Ao colocar cadeados, opte por aqueles que são abertos com senhas e segredos;
4) Coloque TAGS nas malas (etiquetas ou adesivos com nome, endereço e telefone);
5) Tire fotos dos itens que estão na bagagem e guarde todas as notas fiscais dos produtos que comprou. Isso ajuda a comprovar o valor de seus pertences caso precise acionar o seguro ou entrar em uma ação judicial;
6) Documentos pessoais, dinheiro e equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte devem ser carregados pelo passageiro, jamais dentro da bagagem despachada. Em exceções, coloque os itens mais valiosos no fundo da mala, já que os bandidos têm pouco tempo para realizar os furtos e, geralmente, roubam o que está por cima;
7) Bolsas térmicas e caixas de sapato são ótimos “disfarces” para acomodar produtos de valor e não chamar atenção;
8) Durante refeições, compras e idas ao caixa eletrônico, não deixe as bagagens fora do raio de visão. No banheiro do aeroporto, entre com a mala no box;
9) Ao desembarcar do avião, vá direto para a esteira. Uma bagagem ‘sem dono’ torna-se um alvo fácil;
10) Ao recuperar sua mala na esteira, abra-a e confira se nada foi furtado, ainda que não haja sinais de que foram abertas. Ao perceber falta de algo, notifique imediatamente a companhia aérea.
Observação: É importante lembrar que, caso a bagagem seja extraviada, a empresa tem um prazo para entregá-la no endereço indicado pelo proprietário. Após esse limite, a companhia aérea deve indenizá-lo. No caso de furtos, além de comunicar a empresa, o passageiro deve realizar um boletim de ocorrência junto à polícia para averiguar o fato.
Fonte: ADT, empresa de monitoramento de alarme