Foi com festa, show de fogos, bandeirão, imensa presença da torcida, estreia de reforços e gols que o Cruzeiro fez a sua primeira partida no Campeonato Mineiro, na noite desta quarta-feira (17), no Mineirão. E se o técnico Mano Menezes havia dito que o ritmo do jogo poderia ser um empecilho à Raposa, os jogadores souberam administrar bem o fôlego. E quem pagou o pato foi o Tupi, que perdeu por 2 a 0, sendo que o placar poderia ser ainda mais desfavorável ao time de Juiz de Fora. Os gols da partida foram marcados por Robinho e Rafinha, todos no segundo tempo.
Não fossem as diversas oportunidades perdidas pelo Cruzeiro e a falha do trio de arbitragem, que ainda no primeiro tempo anulou um gol legítimo de Arrascaeta, após assistência do estreante Fred, o torcedor estrelado comemoria mais gols. Mas para um primeiro teste oficial no ano, que gerou enorme expectativa no torcedor, o resultado foi satisfatório. A torcida comprovou isso com a festa feita após os 90 minutos.
E a noite vitoriosa do Cruzeiro começou com um gol de Robinho, autor do primeiro tento azul na temporada. Uma marca importante também pelo fato de o meia ter estreado também a nova rede das balizas do Mineirão. Para 2018 a Minas Arena ouviu antigos apelos de torcedores e instalou a rede “véu de noiva”, adorada por saudosistas e granes entusiastas da bola. Ela é chamada assim pois o seu caimento lembra o véu de uma noiva.
E a inauguração do “véu da noiva” foi com muito estilo e aquela “estufada” que muitos esperavam. Aos sete minutos do segundo tempo, Robinho recebeu passe de Rafinha, que antes havia tabelado com Fred. O meia não mediu esforçou e “sentou o pé”, mandando a bola no ângulo do goleiro Vilar: 1 a 0.
O segundo gol aconteceu aos 15 minutos da etapa complementar. O volante Henrique avançou pelo meio, tocou para Robinho que tabelou com o próprio capitão estrelado. O camisa 8 driblou o goleiro e tocou para Rafinha, que, de letra e com muito estilo, aumentou a conta: 2 a 0.
Após os dois gols o que se viu foi muita festa na arquibancada. Bandeiras tremulando, cânticos entoados em alto e bom som. Todo o frisson causado pela empolgação, que contrastava com o ritmo acelerado imposto pelo Cruzeiro diante do adversário.
O Tupi foi presa fácil e esteve totalmente envolvido pela postura tática da Raposa no gramado. Mano Menezes usou o que tinha de melhor à disposição e promoveu três estreias: o atacante Fred, que passou em branco pela primeira vez em um jogo de estreia na carreira, o lateral-esquerdo Egídio e o volante Bruno Silva.