Uma mulher morreu nesta segunda-feira (22) em Itabira, com suspeita de Febre Amarela. Ela estava internada no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), já há alguns dias com sintomas da doença e era moradora da cidade de Santa Barbara, a 75 km de Itabira.
Caso os exames confirmem a morte por febre amarela, a mulher de 45 anos seria a segunda vítima da doença daquela cidade, onde uma campanha de vacinação foi intensificada nos últimos dias.
O nome da mulher não foi revelado, mas ela morava na localidade do Morro Queimado, zona rural de Santa Barbara.
A cidade de Santa Barbara está qualificada no grau 3 que a coloca em uma situação de muita atenção pelas autoridades de saúde e novas diretrizes devem ser tomadas de imediato para se evitar que outras pessoas morram por causa da doença.
ITABIRA
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há casos de febre amarela em Itabira, mas o Governo do Estado incluiu o município entre as cidades em estado de emergência, em virtude do município sediar a Regional de Saúde do Médio Piracicaba, região de cidades como São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara, municípios da região com um e dois casos confirmados da doença.
O decreto vale por 180 dias e foi publicado no Diário Oficial Minas no ultimo sábado (20). Com isso, as secretarias de saúde municipais poderão atuar com ações emergenciais para controle e contenção da doença.
Entre as medidas que poderão ser adotadas em caráter especial estão compras de insumos, materiais e contratação de serviços sem a necessidade de licitação. O objeto do decreto, de acordo com o governo, é acelerar o processo de prevenção e busca de casos em decorrência da febre amarela.
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou ontem (22/01), 22 casos e 16 mortes em decorrência da Febre Amarela em Minas Gerais Dos 22 casos confirmados, 21 se referem a homens, com idade média de 45 anos. Ainda de acordo com a Secretaria de Estado, outros 46 casos seguem sob investigação.
Em Itabira as vacinas estão disponíveis em onze (11), dos 17 postos de saúde da família, além da policlínica.
Ainda de acordo com a SMS cerca de 93,7% da população de Itabira já foi vacinada, mas alerta que entre os homens de 17 a 59 anos, a maioria ainda não se vacinou.
Em Itabira os Postos de Saúde da Família (PSF), funcionam das 7h às 17h.