Mais duas mortes provocadas por febre amarela em Minas Gerais foram confirmadas nessa sexta-feira. As vítimas eram da capital e de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Agora, o número de óbitos no Estado pode chegar a 27. Um boletim do governo do Estado deve ser divulgado na próxima terça-feira.
Segundo a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, esse é o terceiro residente da cidade que perde a vida em decorrência da enfermidade. A vítima era um homem de 42 anos, que teria sido contaminado em um sítio em um município da Grande BH.
Já Juiz de Fora registrou o primeiro caso confirmado. Outros quatro óbitos estão em investigação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Nos hospitais da cidade, até o momento, 28 pessoas foram internadas com suspeita da doença. Dessas, oito moram em Juiz de Fora e os demais em localidades vizinhas.
Suspeitas
Nessa sexta-feira também foi informado que duas mortes suspeitas por febre amarela são investigadas em Barbacena, na Zona da Mata. Amostras para exames foram colhidas e serão analisadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), sediada em Belo Horizonte.
Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, Barbacena registrou nove casos suspeitos até o momento, incluindo os dois óbitos.
Emergência
A Zona da Mata é a região com o maior número de cidades em situação de emergência devido à febre amarela. Dos 162 municípios mineiros em alerta, 66 são da região, o equivalente a 40% do total. Na sequência aparecem a Central, com 54 localidades, e a Grande BH, com 31.