Durante o mês de janeiro, várias cidades do pais se uniram para promover a Campanha Janeiro Branco. Essa iniciativa nasceu a partir de psicólogos, em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia. A Campanha tem uma proposta educativa e de conscientização sobre a Saúde Mental, com foco na prevenção do adoecimento emocional.
Atualmente, já acontece em todo Brasil, com diversas formas de abordagem do tema, realizadas por psicólogos, bem como profissionais de outras as áreas e cidadãos de modo geral, interessados em fortalecer a cultura da Saúde Mental na sociedade.
O mês de janeiro é um momento terapêutico, por promover culturalmente nas pessoas a reflexão sobre suas vidas, suas realizações, desejos e comportamentos e devido a simbologia que este mês representa, a campanha é desenvolvida nesse período. Já a cor simboliza uma tela branca em que pode ser projetada os mais variados conteúdos mentais, conforme a subjetividade de cada um. Assim, um dos lemas da campanha é “olhar para dentro e botar para fora”.
Os objetivos dessa campanha são, fazer do mês de Janeiro (o primeiro mês do ano) um período de mudança de pensamentos e atitudes, como meta para o ano; instigar as pessoas a refletirem sobre o tema; incentivar a mídia, o poder público e instituições em geral a apoiar e ajudar na promoção dessa cultura.
Em nossa cidade, a campanha teve várias mobilizações nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas durante todo o mês, e para encerramento, um vídeo, gravado por psicólogas integrantes do grupo PromovePsi Itabira, em vários pontos turísticos da cidade, para sensibilização dos itabiranos à criação de uma cultura da Saúde Mental/Emocional; a desconstruir preconceitos, quanto a procura por psicoterapia, a busca por uma vida mental saudável e o combate ao adoecimento emocional.
O grupo PromovePsi Itabira, idealizado pela psicóloga Jiane Lage, é formado por psicólogos de diversas áreas de atuação, que tem como objetivo comum promover a Psicologia na cidade de Itabira de modo a aproximá-la da população, com suas práticas e saberes.
Tendo em vista a demanda que a cidade de Itabira possui, com casos diversos de transtornos mentais, problemas sociais, violência, e principalmente, o suicídio, o grupo propõe à criação de campanhas, vídeos e projetos em prol da Saúde Mental/Emocional. “Temos como meta, promover a qualidade de vida em nossa cidade, considerando a Saúde Mental como fator essencial para que as pessoas alcancem o bem-estar necessário”.
Veja o vídeo