O
Esse acordo de cooperação visa desenvolver e fortalecer a agricultura familiar do município. Além disso, o convênio objetiva fomentar o setor produtivo gerado na área rural e abastecer o banco de alimentos de Itabira. Os equipamentos serão viabilizados para o preparo do solo, plantio e colheita de diversos gêneros alimentícios.
Segundo o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, este é um momento importante para a agricultura do município. “É com muita confiança que firmamos esse acordo. Precisamos de pessoas sérias e capacitadas para que projetos dessa natureza deem certo, e isso a Apafi tem. Vamos continuar dando o apoio e suporte necessário para ajudar o homem do campo”, afirmou o prefeito que explicou ainda.
“Hoje a burocracia é enorme. A prefeitura leva mais de um mês para poder compar um pneu, por exemplo, ou qualquer peça que estrague. Com a associação, isso pode ser feitos em dias. Essa paralisação tem um prejuízo muito grande, porque o motorista está parado e o serviço por fazer. O objetivo é tornar o processo mais rápido e quem ganha é o produtor rural”, finalizou Ronaldo.
O acordo entre a prefeitura e a associação tem como finalidade celebrar o termo de cessão de uso dos equipamentos por 60 meses. Contudo, o Município pode revogar a permissão a qualquer momento por descumprimento das regras estabelecidas, por exemplo. Toda a responsabilidade de manutenção das máquinas fica a cargo da Apafi.