A chefe comercial da União Europeia, Cecilia Malmstrom, disse em seu perfil do Twitter, neste sábado (10), que as negociações comerciais entre o bloco os Estados Unidos devem continuar na próxima semana.
A União Europeia busca uma exceção às novas tarifas impostas pelo país para o aço e alumínio. Na quinta-feira (8), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que cobrará uma sobretaxa de 25% para o aço importado e de 10% para o alumínio. A medida vale para o aço que entrar nos EUA a partir de 23 de março.
Segundo Malmstrom, uma reunião realizada neste sábado (9) não trouxe clareza sobre os procedimentos para uma exceção às tarifas.
As conversas com o enviado comercial norte-americano, Robert Lightlizer, em Bruxelas, foram “francas”, disse a comissária europeia neste sábado. Ela acrescentou, no entanto, que o diálogo “não trouxe clareza imediata”.
“Como parceiro comercial de segurança próximo dos EUA, a UE tem de ser excluída das medidas anunciadas”, tuitou ela após o encontro. “Não houve clareza imediata sobre o procedimento exato dos EUA para exceções, no entanto, então as discussões continuarão nas próximas semanas.”
O Brasil também irá pedir uma exceção às taxas, anunciou o Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) na sexta-feira (9). Até agora, somente Canadá e México estão na lista dos que não serão tributados.
Trump abriu a possibilidade de que outros países sejam excluídos da cobrança. Afirmou também que a medida será “muito justa”, mas fez uma ressalva: “especialmente para aqueles países que nos tratam bem”.