O Governo de Minas Gerais publicou, nesta quarta-feira (21/3), mais 928 atos de aposentadoria. A grande maioria é da Secretaria de Estado de Educação, com 725.
Os demais correspondem aos seguintes órgãos e secretarias: Secretaria de Estado de Saúde (137); secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (SEF) e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), seis cada uma; Cultura (três); Polícia Civil e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), duas cada; e Desenvolvimento Agrário (Seda), uma.
Um grupo de trabalho composto de servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) constituiu força-tarefa para tornar mais ágeis os procedimentos ligados à aposentadoria dos servidores da Educação.
O objetivo do grupo é reduzir o passivo de aposentadoria herdado em gestões anteriores. Ao pedirem aposentadoria, os servidores entram em afastamento preliminar de suas atividades enquanto aguardam publicação do ato. A espera, em alguns casos, chegava a duas décadas.