O filho mais velho de João Gilberto, João Marcelo Gilberto, publicou um texto no Facebook nesta quinta-feira, 5, lamentando a presença de “abutres” em torno do cantor, uma alusão à ex-companheira de seu pai, Claudia Faissol, a quem a família acusa de manipulá-lo. “Eu não pude salvá-lo dele mesmo”, desabafou. Em seu texto, João Marcelo também faz críticas à irmã Bebel Gilberto, pela forma como ela vem lidando com os problemas financeiros e de saúde do pai.
João Gilberto tem 86 anos e está interditado judicialmente por Bebel desde novembro de 2017. Ela passou a ter a curatela do pai, porque considerou que ele vinha sendo induzido por Claudia a assumir compromissos profissionais que não poderia cumprir, por causa da idade avançada e a saúde fragilizada. Seu quadro mental foi descrito como “confusional”.
Na terça-feira, 3, a Justiça do Rio autorizou o arrombamento do apartamento onde ele mora, no Leblon, zona sul do Rio, a pedido de Bebel – João vive sozinho, não sai de casa há anos e se recusa a abrir a porta.
O texto de João Marcelo foi publicado em inglês. “Eu obviamente estou extremamente preocupado com a condição do meu pai”, disse. “Às vezes, as pessoas constroem muros para se isolar e não receber ajuda, por causa dos facilitadores que as cercam – todos com seus interesses.”