Entre os meses de abril e junho, os admiradores da obra do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade (CDA) poderão apreciar a exposição “Drummond: fala, fala, fala”. A mostra chega a Itabira, no próximo dia 19, por meio de uma parceria entreo Governo Municipal, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a família de CDA e a equipe de robótica Drummonsters, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira.
Idealizada pelo neto do poeta, Pedro Augusto Graña Drummond, a exposição conta com telefones onde os visitantes podem escutar versos, crônicas e poesias de CDA, além de alguns diálogos do itabirano com a filha Maria Julieta, em sua própria voz.Uma curiosidade: seis aparelhos telefônicos antigos que integram a exposição pertenceram ao Poeta Maior. Coube à equipe Drummonsters desenvolver os sensores para montagem da mostra.
A exposição ficará na FCCDA até o dia 15 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Durante a abertura oficial, o público contará com apresentações culturais e mesa-redonda. Confira:
Dia 19/04 (quinta-feira):
18h – Abertura da exposição “Drummond: fala, fala, fala”.
18h30 – Apresentação e demonstração do grupo Drummonsters.
19h30 – Mesa-redonda sobre o livro “Uma forma de saudade”, com Humberto Werneck, Otávia Senhorinha Müller de Andrade, Pedro Augusto Graña Drummond e Edmílson Caminha.
20h30 – Apresentação de “Uma forma de saudade”, pela Companhia Itabirana de Teatro.
Saiba mais
Os telefones estiveram pela primeira vez em Itabira no ano passado, durante o Festival Drummond. Na ocasião, foi realizada uma intervenção na avenida João Pinheiro com a participação de diversas pessoas. Ainda em 2017, a vice-prefeita Dalma Helena Barcelos da Silva, a superintendente da FCCDA Martha Mousinho Gomes Barbosa e integrantes da equipe Drummonters encontraram-se com Pedro Drummond em Ouro Preto, durante o Fórum das Letras, para acertar a parceria para a realização da mostra em Itabira.
No final de janeiro deste ano, o prefeito Ronaldo Magalhães e Dalma Barcelos receberam Pedro Drummond para discutir os detalhes da exposição no município. “O objetivo do evento é falar sobre a obra de Drummond e também sobre sua família de uma forma bem íntima”, declarou Dalma Barcelos na época.