Centenas de cavaleiros de várias cidades da região participaram da benção dos tropeiros na tarde deste sábado (07), durante a festa de 15 anos do Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, zona rural de Itabira.
O evento começou na sexta-feira (06), em Santa Bárbara, cidade a 75km de Itabira, com a abertura oficial e saída das comitivas rumo a Ipoema. Eles percorreram cerca de 58 quilômetros até a cidade de Bom Jesus do Amparo, a 18km de Ipoema, onde confraternizaram e pernoitaram.
Hoje (07), vários cavaleiros saíram da Chapada Tendas, do distrito de Senhora do Carmo e do Bamba, localidades rurais de Itabira, com destino ao Haras Velho Oeste. Em Bom Jesus do Amparo, a tropa foi abençoada antes de continuar a cavalgada até Ipoema. Uma animada confraternização comandada pela dupla Sérgio & Delson, com a presença de todos os cavaleiros, marcou o encontro neste sábado no Haras Velho Oeste.
Um dos momentos mais aguardados da festa levou várias das tropas rumo ao Museu do Tropeiro. Às 16h45 houve uma bênção aos cavaleiros em frente ao museu. Esta é uma tradição, cultuada todos os anos, em homenagem aos antigos tropeiros.
Ainda hoje (07), haverá apresentações dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema, na praça Augusto Guerra. Logo após, haverá show de Renato Caetano e Banda. O encerramento da programação ficará por conta de Clever Paulo e Banda Raiz. A festa conta ainda com barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas típicas da região.