O
Sebastião Alves “Tião”, presidente do Sindicato Metabase de Belo Horizonte/MG, ressaltou a necessidade da união dos sindicatos e disse que esse encontro “vem para provar o fortalecimento ainda maior dos sindicatos, todos em prol de uma única causa: o trabalhador que representamos, e porque não, os de outras classes trabalhistas”. Raimundo Nonato “Macarrão”, presidente do Sindicado Metabase de Carajás/PA lembrou que “o movimento sindical está ganhando força, se fortalecendo cada vez mais e por isso é necessário sempre rediscutir todos os direitos dos trabalhadores, sem exceção.”
Empolgado, o presidente do Sindimina/RJ, Iran da Cunha Santos disse que esses encontros servem para manter as conquistas dos trabalhadores: “Exemplo é o vale-alimentação de 60 reais, que no Rio de Janeiro era apelidado de vale-coxinha, e hoje é 715 reais. Manter essas conquistas dependem de união e esse Encontro prova isso”. João Batista, presidente do Sindicato dos Ferroviários de Vitória/ES foi enfático: “Amamos quem representamos, por isso estamos aqui, reunidos, unidos em um só ideal, em uma só meta. O trabalhador sabe que pode contar com a gente. Queremos mostrar a todos, que estes sindicatos estão aqui pelo trabalhador”.
O apoio dos presidentes à atual diretoria do Sindicato Metabase de Itabira ficou evidente no Encontro. A diretoria salientou que agora é agendar as próximas reuniões para a finalização do Manifesto ao Brasil, nome provisório do documento que será amplamente divulgado. O documento constará o que foi discutido neste Encontro e a posição dos Sindicatos frente à atual situação. Ao final, os Presidentes dos Sindicatos visitaram os pontos turísticos de Itabira, portaria das Minas e almoçaram acompanhados pelo presidente e diretores do Sindicato Metabase de Itabira e Região.