O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, se reunirá nesta sexta-feira em Lima com quatro opositores venezuelanos, entre eles o ex-prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, e o ex-presidente do Parlamento venezuelano, Julio Borges, informou à Agência EFE uma funcionária da Casa Branca.
Pence aterrissa hoje à tarde em Lima (15h15 horário local, 18h15 em Brasília) para participar da Cúpula das Américas, onde representará o presidente Donald Trump, que cancelou na terça-feira sua viagem para supervisionar a resposta do seu governo ao suposto ataque químico na Síria.
Uma hora após o desembarque o vice-presidente se reunirá com opositores venezuelanos na residência do embaixador americano no Peru, Krishna Urs, “para falar sobre o compromisso dos EUA para restaurar a democracia na Venezuela”, explicou uma funcionária, que pediu o anonimato.
Vão participar da reunião com Pence os opositores Borges, Ledezma, o coordenador político do partido Vontade Popular, Carlos Vecchio; e o ex-prefeito do município de Hatillo, David Smolansky, no exílio após ser destituído do cargo pelo Tribunal Supremo de Justiça no ano passado.
“O governo Trump está comprometido a trabalhar com países na região para conseguir a paz e estabilidade no hemisfério e pedir a unidade para que os atores não democráticos na região prestem contas pelas suas ações”, segundo a funcionária.
Após a reunião com os opositores venezuelanos, Pence se encontrará com o pessoal da embaixada americana no Peru, para depois participar da cerimônia de inauguração da Cúpula das Américas e do banquete de boas-vindas oferecido pelo presidente do Peru, Martín Vizcarra.