O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou nesta sexta-feira (13) que os peritos do órgão constataram que a barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Congonhas, na Região Central, se encontra estável e sem risco de se romper.
Em outubro do ano passado, um parecer do MPMG apontou risco de rompimento na barragem e determinou que a CSN Mineração tomasse uma série de medidas para sanar os danos. Conforme o órgão a empresa executou as determinações.
De acordo com a CSN, foram realizadas obras para garantir a estabilidade e a segurança da estrutura. A mineradora disse ainda que o Plano de Emergência, uma exigência do MP, foi concluído.
A barragem Casa de Pedra fica a cerca de 300 metros de bairros residenciais de Congonhas. Um estudo da própria mineradora apontou que, em caso de rompimento, os rejeitos atingiriam quase que imediatamente uma área com cerca de 350 casas e 1,5 mil pessoas. Essas pessoas participaram de um simulado no ano passado e cerca de 400 placas foram instaladas na região.
O MPMG afirmou que “continua acompanhando a situação da barragem e adotará eventual medida que se mostrar necessária à segurança da população e do meio ambiente”.