Há algumas temporadas, nomes como Versace, Adam Selman e Jeremy Scott engrossam o coro na passarela em prol de produções coloridas para o frio – e isso inclui, também, o retorno das meias-calças em tons vibrantes. É para o próximo inverno que elas, bem coloridas e até estampadas, prometem proteger as pernas do frio e, claro, ajudar na produção e tirá-la da sobriedade. Segundo a plataforma digital Pinterest, que possui mais de 13 bilhões de ideias de moda, a busca por looks com meia-calça colorida aumentou 135% no último ano. Sinal de que, em breve, modelos mais ousados estarão desfilando pelas ruas, como explica o stylist Davi Leite.
“Eu acho a meia-calça um clássico que está sendo revisitado. Ela complementa um look e agora ressurge mais jovem, com cores, texturas e até estampas. Na vida real, fica mais legal quando vem embalada com a personalidade da mulher que está usando, sabe?”, pondera. “É legal pensá-la também como um acessório que alonga a silhueta, enriquece a produção e a deixa até mais sofisticada”, finaliza.
Com domínio. Já para o stylist Pedro Moura, nas passarelas recentes, as produções incluiram as meias em tonalidades como vermelho, azul e verde. Muitas delas serviram como um ponto vibrante de cor, especialmente em looks sóbrios. “Por segurança, é ideal investir na meia colorida com peças de tons neutros, como branco, preto e bege”, sugere ele.
Moura também destaca outra forma de usar a tendência: faça a dobradinha de combinar a cor da meia com a cor do calçado, relembrando as botas-desejo que a Balenciaga emplacou no ano passado, feitas com único tecido do bico ao cano. “Essa produção funciona muito na vida real. Outra que eu sugiro é o look monocromático, não necessariamente da mesma cor, mas com a tonalidade semelhante. Dá um ar despojado à produção por completo”, ensina.
Os tons neons, como magenta e laranja, também são boas pedidas – além de fortes – para coordenar e tirar os looks invernais do óbvio. Nas buscas de inspirações relatadas pelo Pinterest, as meias-calças azuis lideraram as pesquisas, com aumento de 80% nos últimos 12 meses, assim como as vermelhas, que tiveram um crescimento de 180% no último ano. Vale investir em texturas mais opacas, como a lã, ou mais transparentes e leves.
Moura também alerta sobre as cores complementares, apostando no color block, por exemplo, combinando branco e vermelho, azul e vermelho e amarelo e azul. Por outro lado, para Leite, o ideal é saber o que lhe cai bem e usar com autonomia. “O maior crítico é o espelho. Vestiu e gostou? Pronto! Isso é mais importante do que qualquer passarela”, sugere.