Dias 5 e 6 de abril, o presidente do Sindicato Rural de Itabira, Evando Avelar e a secretária executiva, Ana Maria Pena representaram a instituição em dois eventos. Na quinta-feira (5) em Sete Lagoas na sede regional com representantes das 29 unidades de responsabilidade do SENAR/MG, e na sexta-feira (6) em Curvelo no evento da Asprocem (Associação dos Sindicatos de Produtores Rurais de Minas), onde se tratou do tema “Prevenção o caminho para a segurança no campo”.
Na cidade de Sete Lagoas, Evando e Ana Maria tiveram a atuação do Sindicato Rural de Itabira elogiada pela equipe do SENAR (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural) pela execução do programa e participação do público nos 84 cursos gratuitos realizados. “Ficamos entre as dez unidades da regional que cumpriu mais de 80% da programação de 2017, e pela quantidade de alunos nos cursos de qualificação. O Sindicato Rural de Itabira está entre os mais efetivos na realização dos cursos,” comemorou o presidente.
Em Curvelo vários aspectos foram debatidos sobre segurança no campo, com a palestra de especialistas no segmento. Foi apontado que a prevenção é o melhor caminho. Itabira tem aproximadamente 1257km2 de zona rural, uma área bem maior que a capital Belo Horizonte, como exemplo. Como é difícil o emprego de policiamento operacional, entre as propostas surgiu a de criar a rede de propriedades protegidas com apoio das forças de segurança.