No
Com apoio da comunidade itabirana, o “Encontro da Solidariedade” promoveu um dia de muitas atividades com apresentação musical, aulas de ginástica e zumba, espaço kids, orientações sobre saúde e um acirrado leilão de animais. Além disso, o público que compareceu ao Parque de Exposições Virgílio José Gazire pode se deliciar nas barraquinhas de comes e bebes.
“Esperamos, com esse evento, engajar a comunidade e despertar o espírito solidário. No passado, o HNSD passou por crises e só não fechou porque contou com a ajuda da população. Precisamos ver o hospital como um patrimônio de Itabira e região e trabalhar para que possamos mantê-lo em pleno funcionamento”, destacou Vaquimar José Vaz, provedor da instituição.
Após a realização do evento, o HNSD dá continuidade à “Campanha da Solidariedade” e mantém uma conta aberta para receber contribuições dos interessados em ajudar na reestruturação do telhado e rede elétrica da instituição. Qualquer quantia é de grande ajuda. As doações podem ser feitas:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0119
Conta Corrente: 1747-9
Operação: 003
“A saúde e a educação são impulsionadoras da economia de uma cidade também. Apesar da crise que Itabira e o Brasil vivem, temos conseguido manter o hospital em bom funcionamento e usado esse momento para criar oportunidades e fazer com que o HNSD continue crescendo, mas precisamos do apoio de todos nesse trabalho”, afirmou Vaquimar Vaz.
Entenda
Com 159 anos completados no dia 15 de abril, o HNSD é parte importante da história de Itabira e região. Fundado em 1859, o primeiro hospital da cidade conta com 40 mil metros quadrados de área construída. Porém, a cobertura atual data de 1940 e, desde então, não passou por nenhuma reforma.
Para que possa substituir a estrutura atual, são necessárias até quatro mil telhas e recursos na ordem de R$ 229 mil. No entanto, com a “Campanha da Solidariedade”, o HNSD pretende arrecadar R$ 100 mil para custear a primeira parte do serviço.
Deputados e prefeito Ronaldo Magalhães marcam presença
O “Encontro da Solidariedade” atraiu a presença de autoridades políticas da região e também dos deputados petistas Reginaldo Lopes (federal) e Cristiano Silveira (estadual). Além do deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT), do prefeito de Itabira Ronaldo Lage Magalhães (PTB) e do prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (PROS).
O evento contou com várias atividades ao longo de todo o sábado e durante a solenidade de abertura oficial o prefeito Ronaldo Magalhães destacou a importância do HNSD para o desenvolvimento da saúde microrregional. Chamando a instituição de “para raio da saúde local”, ele mencionou o apoio da população e do poder público nesse momento em que o hospital necessita realizar a reforma de sua estrutura física e garantiu apoio.
“Esse encontro tem várias finalidades, primeiro integrar os grupos de serviços, as instituições organizadas e a própria comunidade, envolver e participar da vida do hospital. O Nossa Senhora das Dores hoje atende 29 municípios da região, tem um custo muito alto e tendo a participação da comunidade ajuda muito e contribuí de forma significativa”, destacou o prefeito de Itabira.
Segundo o deputado federal Reginaldo Lopes, os hospitais filantrópicos cumprem no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais 60% dos atendimentos da população e 50% no Brasil.
“A saúde pública no Brasil não se sustenta sem os hospitais filantrópicos, portanto, é fundamental a presença da população ajudando e fortalecendo estas instituições, mas também do poder público. A parceria da prefeitura é fundamental e da comunidade também. É assim que temos que construir as parcerias: o Estado em parceria com a comunidade”, afirmou Reginaldo Lopes.
O deputado estadual Nozinho também participou ativamente do evento. Apesar de não ter chegado ao local no momento da abertura oficial, ele foi um dos colaboradores do leilão, arrematando inclusive alguns animais.