Romário Araújo iniciou sua carreira musical como líder e vocalista da extinta banda Força do Samba. No grupo musical onde gravou dois CDs. No primeiro trabalho teve grandes sucessos de artistas consagrados nacionalmente como: Martinho da Vila, Belchior e Paulinho Pedra Azul entre outros. Este trabalho concorreu ao premio Sharp de música em 94. No ano de 1999 foi lançado o segundo trabalho com canções inéditas e releituras como “Mistérios” de Zé Geraldo que o fez reconhecido como uma das maiores expressões do samba do centro leste mineiro.
No ano de 2003, Romário desligou-se da banda “Força do Samba” iniciando carreira solo onde começou a sempre estar presente nos principais eventos de Itabira e região. Abriu shows de artistas consagrados nacionalmente como: Emílio Santiago, Preta Gil, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Raça negra e Seu Jorge. Em maio de 2004 foi convidado a participar do Encontro de Culturas em Portugal, sendo na ocasião contemplado com o prêmio de melhor show daquele festival.
Um grande Show esta sendo preparado para celebrar esta jornada: Romário Araújo 50 anos, que contará toda trajetória do artista, relembrando seu autêntico repertório, mesclado com clássicos da MPB, bossa nova e samba de raiz. Além das participações especiais de convidados que fazem parte dessa história. Hoje com um trabalho amadurecido Romário Araújo se para comemorar 50 anos de idade, entre os quais três décadas dedicadas a musica. Nessa data especial, haverá show do artista na Ativa, dia 30 de abril, celebrando também 50 anos de vida do cantor. Evento começa às 21h. (Site