Você também sentiu que o frio chegou mais cedo do que o normal neste ano de 2018? Impressão sua.
Apesar das baixas temperaturas nesta última semana, em 2017 o clima já estava mais gelado neste mesmo período.
No dia 1º de abril do ano passado, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar temperatura de 13 graus na capital mineira.
De acordo com o meteorologista Heriberto dos Reis, do instituto TempoClima PUC Minas, as temperaturas deste outono-inverno devem ficar dentro da normalidade.
Em 2017, neste mesmo período, havia influência do chamado de “La Niña”, fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas superfeciais do oceano pacífico equatorial. Neste ano, o fenômeno já perdeu força.
As temperaturas não devem bater recorde nesse inverno, mas os amantes do frio não precisam desanimar. O meteorologista conta que isso não quer dizer que o tempo não vá esfriar.
“Quando as massas de ar frio estiverem atuando, o normal é esfriar mesmo, não tem como dizer que não vai fazer, mas não deve ser tão rigoroso”.
Ele conta que no ano passado, os termômetros chegaram a marcar uma mínima de 6 graus. Nesse ano, ele conta que é possível que chegue de 8 a 10 graus.
Nem tão frio, mas não tão quente
A temperatura mínima de abril está cerca de 1 a 2 graus a cima da média do mês em Minas. No entanto, a máxima está cerca de 1 a 2 graus abaixo da média, o que pode explicar a sensação de que está fazendo frio. A exceção é nas regiões Noroeste e no pontal do Triângulo Mineiro, onde a temperatura mínima está realmente abaixo da média. (O Tempo)