O jardim da praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba (SP), chama a atenção de quem passa pelo local, que teve o gramado verde transformado pela armação de fios milimetricamente tecido por aranhas.
Agora, o jardim está branco como se fosse coberto por um “véu”, provocado pela invasão de aranhas no local.
Uma das hipóteses para explicar a proliferação do aracnídeos na área urbana é a falta de predador natural, além da mudança climática por conta da chegada do inverno, como explica o biólogo Nelson Rodrigues da Silva.
Acostumado a estudar ecossistemas, o biólogo afirma que o fenômeno é normalmente visto em mata fechada. “É uma espécie que deve ter se adaptado bem ao ambiente com o homem. Mas para uma explicação bem detalhada precisaria identificar a espécie.”
‘Bizarro’
O “véu” de teia de aranha, que formou um manto branco no jardim da praça, chamou a atenção de moradores e comerciantes. Segundo o dentista José Afonso, não é a primeira vez que o fenômeno ocorre no local.
“Elas [aranhas] fazem isso de um dia para o outro, é lindo, mesmo sendo bizarro. Às vezes, eu vejo as pessoas que passam distraídas aqui e se assustam.”
Várias pessoas pararam para tirar fotos do fenômeno. Curiosa após a repercussão das imagens nas redes sociais, a auxiliar administrativo Renata Moura quis ver a arte das aranhas de perto. “É no mínimo curioso, mas também dá medo”, brinca. (G1)