Os vereadores decidiram votar na próxima reunião, que acontece na terça-feira (9), o projeto de lei 30/2018 “que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A e dá outras providências”. O valor do empréstimo é de R$ 300 mil e será utilizado para a compra de um caminhão-pipa.
No entanto, a votação do projeto está condicionada ao envio de uma simulação de crédito com o banco, para comprovar o valor do caminhão e dar mais segurança aos vereadores na hora da aprovação.
Durante a reunião de comissões da última quinta-feira (4), os vereadores concordaram com a importância do projeto, manifestaram seus votos favoráveis, mas cobraram da prefeitura a comprovação do valor por meio da simulação.
A princípio o presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, André Viana Madeira (Podemos) pretendia não liberar o projeto para a pauta da reunião, mas após solicitação feita pelo vereador Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” (PV), de que a matéria poderia ser encaminhada para a pauta enquanto o Governo providencia o documento, ele abriu mão de sua decisão.
Ao tomar conhecimento da liberação do projeto para pauta com esta condicionante, o vereador Weverton Andrade “Vetão” (PSB) cobrou do líder do governo na Câmara, vereador Carlos Henrique da Silva Filho “Carlin” (Podemos) mais celeridade.
“Não adianta mandar a simulação de crédito na terça-feira para que a gente aprove o projeto, tente mandar com alguns dias de antecedência”, cobrou o vereador.
Em sua justificativa, ao pedir os vereadores autorização para abertura do empréstimo, Ronaldo Magalhães explicou qual será a utilização do equipamento. “A aquisição de caminhão-pipa, para completar a patrulha mecanizada para manutenção e melhoria de estradas rurais e vias urbanas em Itabira”, disse ele no documento.