A Secretaria Municipal de Saúde promove, na próxima segunda-feira (21/05), o treinamento “Hanseníase e Tuberculose na Atenção Básica” para médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades básicas de saúde. A capacitação ocorrerá às 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os médicos Breno Augusto Campos de Castro, dermatologista e Leonardo Luciano Teza, pneumologista, serão os responsáveis pela atividade.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, o objetivo do treinamento é instrumentalizar os profissionais das unidades básicas de saúde a realizarem, de uma maneira efetiva, o rastreamento e o diagnóstico de tuberculose e hanseníase. “A proposta é alertar os profissionais para a suspeita clínica e fazer o encaminhamento para a investigação diagnóstica e acompanhamento dos casos confirmados”, explica Rosana Linhares.
Em Itabira, a Policlínica é a unidade de saúde onde é oferecido o serviço de referência, desenvolvida por meio dos programas de controle da Hanseníase e da Tuberculose. Ao ser inserido nesses programas, o usuário recebe acolhimento das equipes, medicamentos e acompanhamentos pré e pós consulta médica até a cura.
“A partir desse treinamento – e outros que virão –, pretendemos identificar mais pessoas vítimas dessas doenças e aumentar o número de atendimentos nos programas e reduzir a incidência de hanseníase e tuberculose como problemas de saúde pública”, finaliza Rosana Linhares.