Pelo 3º dia seguido, caminhoneiros continuam protestando em rodovias federais e estaduais, além de vias importantes de algumas cidades, como em Itabira. Desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (23), vários caminhoneiros estão parados na rodovia MG-129, nas proximidades do posto de combustíveis do bairro Chapada.
Os caminhoneiros protestam contra o preço do diesel e os impostos que incidem sobre os combustíveis. Eles reclamam também dos frequentes reajustes que fazem parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho.
A Petrobras anunciou que o preço do diesel deve cair 1,54%, nesta quarta-feira (23). Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Itabira a paralisação ainda não afeta a passagem de veículos leves e a restrição de passagem tem sido apenas para veículos de carga.