Mesmo com muita dedicação e disciplina nem sempre é possível manter nossa rotina sempre intacta, incluindo a prática de exercícios físicos. No caso da musculação por exemplo, existe sempre a preocupação em perder todo o progresso que foi conquistado, após um longo período de pausa. É fato que realmente sentimos bastante essa pausa, porém, ao retornar a memória muscular começa agir. Você já ouviu falar dela?
Graças a um estudo realizado pelo pesquisador Norueguês Kristian Gundersen, muitas dúvidas foram tiradas a respeito da memória muscular. Inicialmente pensava-se que o sistema nervoso do cérebro era o maior responsável pela memória muscular através da capacidade em decorar os movimentos dos exercícios e se adaptar. Porém, mesmo essa relação existindo a memória se encontra presente no próprio músculo!!! Isso, graças aos núcleos celulares.
Ao
Essa pesquisa mostrou que o número de núcleos não diminuem em quantidade durante um prazo de três meses. Mas muito cuidado, nada de retornar com exageros e pensando que não fez diferença todo o tempo parada. Pratique sempre atividades físicas acompanhado de um profissional especializado e consulte seu médico.
* Dr. Juliano Andrade – Graduação em Medicina em 2009 pela Unigranrio-RJ; Pós graduado em Medicina do Trabalho em 2011 pelo Cenbrap; Pós Graduando em Endocrinologia e Metabogia pelo Ipemed; Sócio Proprietário Clinica CISSAT. Rua Desembargador Drumond, n°05, Campestre. Itabira-MG.
Converse com o colunista: [email protected]
WhatsApp: (31) 98837-1734