Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o prefeito Alexandre Kalil decretou ponto facultativo nas repartições municipais na terça (29) e quarta-feira (30). Como quinta-feira (31) é feriado de Corpus Christi, sexta-feira (1) também será facultativo. Na segunda (4), os serviços voltam ao normal. O transporte coletivo e o serviço de coleta de lixo vão funcionar normalmente a partir desta terça.
A medida, segundo Kalil, foi tomada com o objetivo de resguardar os serviços primordiais para a população.
Os serviços de urgência e emergência dos hospitais funcionam normalmente. Já os postos de saúde abrem, mas com 50% do quadro de funcionários, e não funcionam no feriado. As escolas não terão aula esta semana.
De acordo com o prefeito, a capital mineira está organizada e todos os serviços essenciais serão prestados com normalidade. “Todos os veículos da área de saúde e segurança estão abastecidos e não faltam remédios, nem oxigênio”, explicou. Com isso, a Guarda Civil Municipal e as polícias Civil e Militar trabalham normalmente.
Com relação ao movimento dos caminhoneiros, Kalil avalia que o governo federal apareceu tarde e demorou a perceber a gravidade da situação. “Quem abusa paga a conta”, disparou.
Antes da coletiva foi realizada uma reunião entre o prefeito e todos os secretários para avaliar os oito dias de paralisação dos caminhoneiros e os reflexos na cidade,