Esta segunda-feira, dia 9 de outubro é especial para Itabira que comemora 169 anos. Para comemorar os 169 anos de emancipação político-administrativa de Itabira, a Prefeitura preparou uma programação especial para a data, que começou a ser comemorada na última sexta-feira (06).
No
Ontem, dia 8, o Parque da Água Santa recebeu mais um Domingando no Parque edição aniversário. Além das barraquinhas de artesanato, doces especiais, comidas e bebidas, o público assistiu apresentação do grupo teatral La Trupe. Depois, shows com os grupos Sambêz e Meninos de Minas.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também esteve no parque com a campanha Mama Amiga – do movimento Outubro Rosa – onde os profissionais orientaram a população sobre o câncer de mama, além de arrecadar lenços para pacientes em tratamento do câncer.
Já nesta segunda-feira, dia 9, aniversário de Itabira, a celebração começa às 15 horas, com a procissão e cortejo dos festeiros de Nossa Senhora do Rosário (padroeira da cidade) – saindo da praça Acrísio Alvarenga até o Parque da Água Santa. Em seguida, missa solene com a participação da banda Santa Cecília. Finalizando a comemoração, show com Trem de Minas.
ITABIRA
Itabira localiza-se no Quadrilátero Ferrífero, a leste da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, distando desta cerca de 110 km. Ocupa uma área de 1 253,704 km², sendo que 12,4377 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 2017 em 119 285 habitantes.
A sede tem uma temperatura média anual de 21,7 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Com 93% da população vivendo na zona urbana, Itabira contava, em 2009, com 63 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,756, considerando-se como alto em relação ao estado.
A região começou a ser desbravada no final do século XVII, porém foi somente no decorrer do século XVIII que ocorreu um povoamento do lugar, após a descoberta de ouro nas montanhas itabiranas. Entre o final do século XVIII e começo do século XIX, a mineração do ouro entrou em declínio, porém ao mesmo tempo a exploração do ferro começava a ganhar impulso, surgindo então as primeiras forjas. Ao longo do século XX várias empresas vêm para Itabira atraídas pelas reservas ferríferas, e em 1942 é criada a Vale S.A. (antiga Companhia Vale do Rio Doce), dando início à exploração do minério de ferro em grande escala e a um novo período de desenvolvimento social, econômico e estrutural em Itabira.
Além de se relevar no setor de exploração mineral, Itabira também se destaca por ser terra natal de Carlos Drummond de Andrade, contista, cronista e poeta modernista que se inspirou em sua cidade-natal para algumas de suas obras. Também há uma série de atrativos naturais, tais como a Mata do Limoeiro, a Pedra da Igreja, a Serra do Bicudo e a Serra dos Alves, além das cachoeiras dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do Meio. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)