Razões para acreditar
O pediatra Jaime Andrade construiu um posto de saúde em um distrito do município de Amontada, Ceará, a 168 km de Fortaleza, para atender crianças e adultos que precisavam viajar até o posto de saúde do município para se consultar.
No período de um ano, o projeto Aprendendo a Pescar, como foi batizado pelo médico, beneficiou cerca de 3.200 crianças. Mas, ele não atende apenas os pequenos, os pais deles também, apesar de sua especialidade ser a pediatria.
A comunidade inteira do distrito de Moitas é agraciada pela solidariedade do pediatra.
“Para o indivíduo ser feliz, ele precisa estar bem. Nessa comunidade maravilhosa, a gente está desenvolvendo o nosso trabalho, a nossa parte. E querendo que cada dia chegue mais pessoas para trabalhar”, disse Jaime ao Tribuna do Ceará.
Ele conta a ajuda de voluntários – moradores do município – para organizar os atendimentos. Por falar nisso, Jaime já atendeu muitas crianças e pais em seus dias de folga, quando o posto estava fechado: uma prova de que o projeto é mais do que simplesmente um trabalho, como outro qualquer.
Trata-se da expressão máxima da empatia pela saúde de crianças carentes.
“Quando as crianças estão doentes, era muito difícil. A gente tinha que se deslocar muito longe”, comentou uma mãe. “Esse projeto é uma benção!”, completou outra mãe.
“A palavra que me vem no momento é gratidão, por tudo aquilo que ele faz, não é todo mundo que tem um coração que ele tem”, afirma uma voluntária do Aprendendo a Pescar.