Um ano após apresentação pública do Queijo Minas Artesanal do Entre Serras, o Torneio Leiteiro receberá o 1º Concurso do produto. Os melhores queijos, escolhidos conforme critérios técnicos, estarão no estande da Prefeitura de Santa Bárbara, no Parque de Exposições Adilson Melo, às 14h, no dia 8 de julho.
Extinto há 70 anos, desde a morte do Frei Rosário, em 1950, o resgate das raízes na fabricação do queijo minas artesanal, voltou a ser realidade por meio da pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira, do Senac, responsável por motivar os queijeiros a reviverem essa história.
Na Serra do Caraça, o resgate começou em 2014, em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Um especialista em queijo artesanal da Emater atestou o processo produtivo natural, o potencial da região e mobilizou os produtores do Entre Serras, bem como o padre Luís Carlos Valle, diretor administrativo do Caraça.
É importante destacar que essas iniciativas configuram uma proposta do plano de governo, no que versa sobre fomentar a agricultura por meio da valorização do homem do campo e da agricultura familiar.
A realização do 1º Concurso Entre Serras do Queijo Minas Artesanal é uma parceria com o Senac, Sebrae, Puc Minas e Emater.