Cerca de 100 mil pessoas participaram no último domingo (08), da 21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte que, depois de concentração durante a tarde na Praça Rui Barbosa (Estação), seguiu pela Avenida Amazonas e chegou à Praça Raul Soares, onde foi encerrado o evento.
A cidade ganhou um colorido especial, principalmente, pelas caracterizações do público LGBT, além da alegria contagiante, de um evento embalado por ritmos musicais variados e performances artísticas.
O ativista de Itabira, Gercimar Almeida informou que cerca de 2 mil itabiranos foram para a capital mineira no domingo. Gercimar ressalta porém que Itabira pode ter um retrocesso, pois até o momento não há no município diálogo para a realização do 4°Parada LGBT de Itabira. “Não podemos nos esconder pois estamos em todos lugares até mesmo na gestão pública. Não podemos deixar isso acontecer em Itabira, um retrocesso, mas sem o apoio da prefeitura não tem como realizarmos o nosso movimento. Alguns vereadores podem dar seu apoio outros dizem não por causa da religião, mas friso estamos em todos os lugares, até mesmo nas igrejas”, disse.
Neste ano, o tema da marcha é ‘Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT!’.