SUPER.FC
São Petersburgo. Com a vitória por 1 a 0 sobre a Bélgica, a França está de volta a uma final de Copa do Mundo após 12 anos. Em 2006, na Alemanha, os Les Bleus acabaram perdendo para a Itália, nos pênaltis, em um jogo que ficou marcado pela cabeçada do ídolo Zidane no italiano Materazzi.
Esta será a terceira final da história da França, que conquistou seu único título mundial em 1998, um torneio de recordações amargas para os brasileiros, que sucumbiram para os europeus por 3 a 0 na grande decisão.
Antes destas decisões, as melhores colocações dos Les Bleus aconteceram em 1958, na Suécia, e em 1986, no México, ambos terceiros lugares.
A vaga na final é a oportunidade de afirmação do time, que em 2016, na Eurocopa disputada em casa, acabou deixando escapar o título para Portugal dentro do Stade de France.
Em 2014, no Brasil, os franceses já haviam feito uma Copa do Mundo razoável, caindo nas quartas de final para a campeã Alemanha. A geração, que já contava com Pogba, Griezmann e Giroud naquela ocasião, ganhou o acréscimo de outros jovens destaques, como o defensor camaronês Samuel Umtiti e o veloz atacante Mbappé, de apenas 19 anos, principal esperança francesa e que nasceu justamente e 1998, o ano do último e único título dos Les Bleus.