Dia 08 de agosto, um curso de qualificação que durou 8h levou capacitação para Conselheiros Tutelares e Comissários da Infância e Juventude. Também foram participantes do curso, agentes ligados à administração publica, como profissionais do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Atenção Especializada) que atuam no sistema de garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
A abertura foi feita pelo Tenente Coronel Hudson Ferraz, comandante do 26º Batalhão de Policia Militar. Ele disse que vê com bons olhos este encontro. “A capacitação para que todos saiam sabendo a real função de cada órgão e assim o consequente trabalho em rede irá fluir melhor,” disse o oficial.
O evento teve mais de quarenta inscritos e participaram representantes de: Itabira, Jaguaraçu de Minas, João Monlevade, Ferros, Morro do Pilar, Nova União, Santa Barbara, São Domingos do Prata e Passabem, entre outras cidades. Por Itabira participaram os Conselheiros Tutelares Maria Alice Costa, Deoclésio Matos, e os comissários Edson Taveira, Fernando Rocha e Cornélio Silva.
A palestrante foi Elizabeth Oliveira Franca (responsável pela empresa Franca Capacitação) que explicou as atribuições de todos os participantes e quando estes atores devem atuar. Falou sobre os regimentos internos, a importância dos trabalhos em colegiado, o sigilo, a responsabilidade para não expor os assistidos e os profissionais que atuam. Também foi destacado os tipos de violência: física, psicológica, sexual, doméstica e profissional.
Também houve dinâmicas sobre as atuações e os problemas comuns nas escolas, no uso e apologia às drogas, evasão escolar, agressão, indisciplina e bullyng. Destacou a importância do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e disse que o conselheiro não faz papel de polícia, família, assistente social, advogado, psicólogo ou qualquer outro profissional. (Site Euclisdes Éder)