O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira comunicou em nota que nesta quarta-feira (15), o abastecimento de água na localidade Areias, região do bairro Chapada, será interrompido para execução de manutenção preventiva no poço artesiano local. O retorno da água está previsto para quinta-feira (16/8).
BAIRRO HAMILTON
A partir de hoje (14), os moradores da região do bairro Hamilton receberão uma carta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira comunicando o início das obras de substituição da rede de água na próxima segunda-feira (20). Esta subadutora, quando rompida, impede também o abastecimento dos bairros Machado, João XXIII, Valença e parte do Amazonas.
Serão refeitos cerca de mil metros de rede com nova tubulação em ferro fundido, substituindo o PVC. O novo material, como explicou Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, é mais adequado para suportar a pressão da água nesta região, fato que reduzirá “drasticamente” os riscos de vazamentos. “Há alguns anos o Saae tem problemas com esses rompimentos, porque é uma rede mais velha e não dimensionada para a pressão (de água). No final do ano passado, tivemos sérios problemas com o abastecimento nesses locais”. O diretor-presidente declarou ainda que esta obra foi motivada a partir do sofrimento vivenciado pela população. “Foram seis dias sem água para os moradores de cinco bairros praticamente”.
O serviço será concluído em até cinco meses. No entanto, a previsão do Saae é de terminar em 45 dias. “Se não tiver surpresa pelo caminho, já que em Itabira as redes são antigas e os ativos de saneamento são enterrados e não havia a preocupação de fazer o cadastro para localizá-las”, explicou Leonardo Lopes. Devido aos transtornos que a obra causará, a autarquia terá o apoio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) para organizar o tráfego.
Obra
Será executada na rua Daniel Jardim de Grisolia, em três fases. O primeiro trecho compreenderá o início da rotatória com a avenida Brasil até a rotatória da rua Santinho Linhares. Em seguida (fase dois) os serviços continuarão até a travessa Avelar Machado. Este trecho ficará liberado para os veículos que descem, sentido bairros Valença e Machado. Para subir, sentido bairro Amazonas, os condutores serão desviados para a travessa Avelar Machado e rua Santinho Linhares, retornando então, à rua Daniel Jardim de Grisolia.
Na última fase, a obra seguirá até a rotatória com a rua Gameleira. Por se tratar de um local com trânsito mais “complexo” e sem vias de acesso próximas, segundo Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de Educação e Controle de Trânsito, será utilizado o sistema de pare e siga. Além disso, agentes de trânsito estarão na região para orientar motoristas e pedestres.