G1
O governo de Minas Gerais anunciou nesta terça-feira (14) que vai antecipar o pagamento da primeira parcela dos salários do funcionalismo. Os depósitos que estavam previstos para esta quinta-feira (16) foram feitos nesta terça-feira e deverão estar disponíveis para saque a partir de amanhã, conforme o executivo.
As demais parcelas estão previstas para 27 e 31 de agosto. Neste mês, os critérios para pagamento do salário referente a julho, seguem os do mês anterior.
Trabalhadores da segurança pública e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) devem receber a primeira e a segunda parcelas de R$ 3 mil.
De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), para os demais funcionários, o governo deverá depositar até R$ 1,5 mil na primeira e segunda parcelas.
Na terceira parcela, serão depositados os valores restantes para todos os servidores.
Por causa da crise financeira, desde fevereiro de 2016, o salário dos servidores é pago parcelado. Em nota, o governo disse que a antecipação da parcela ocorreu devido a medidas adotadas para equilibrar as contas públicas estaduais.
Afirmou ainda que “tanto o escalonamento dos salários, quanto eventuais atrasos no pagamento, ocorrem em razão de fatores que fogem à atuação da SEF, sobretudo entraves impostos pelo Governo Federal, como bloqueio de contas do estado e a não destinação de recursos devidos”.
Atrasos em julho
No último mês, ocorreu atraso no pagamento das três parcelas. A última parcela dos salários dos aposentados, que estava prevista para 31 de julho, foi depositada nesta terça-feira (7), segundo o governo