No dia 30 de agosto, às 20h30, o Centro Histórico será palco do espetáculo Valencianas, com o cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo. O número musical foi congratulado, em 2015, com o Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum de MPB.
Valencianas, gravado em CD e DVD, traz os maiores sucessos de Alceu Valença adaptados para a música de concerto. O cantor e compositor, ao completar 40 anos de carreira, em 2012, teve, pela primeira vez, suas músicas adaptadas para as canções nesse estilo pela Orquestra Ouro Preto.
O espetáculo possui arranjos assinados pelo violonista paraibano, Mateus Freire, da Orquestra Ouro Preto, que preservou a essência da obra de Valença, reforçando o compromisso do músico pernambucano com a cultura nordestina. Valencianas começou a ser preparado em 2010, quando Alceu e o maestro Rodrigo foram apresentados por um amigo em comum, Paulo Rogério Lage.
A obra é um recorte na biografia musical de Alceu Valença, com versões orquestrais de canções como Anunciação, Tropicana, Girassol, Coração Bobo, La Belle de Jour, Sete Desejos, Junho, Porto da Saudade, Acende a Luz, Sino de Ouro e Ladeiras.
A apresentação fecha a série de concertos da Orquestra Outro Preto com a AngloGold Ashanti este ano. A mineradora realiza este espetáculo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), com o apoio da Prefeitura de Santa Bárbara.