O Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale (Pasa) será tema de uma audiência pública no dia 25 de setembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Itabira. O requerimento foi proposto pelo vereador André Viana Madeira (Podemos), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.
Na reunião desta terça-feira, 28 de agosto, o parlamentar afirmou que serão convidados para a audiência a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representantes do Pasa e os aposentados da Vale, além da comunidade em geral. “Será uma mega audiência”, afirmou André.
O parlamentar disse que o principal ponto a ser discutido são os preços do plano, segundo ele, “um dos mais caros da América Latina”. André Viana ressaltou ainda que vários aposentados estão enfrentando dificuldades para pagar o Pasa e honrar os demais compromissos. O requerimento teve apoio unânime dos demais vereadores.
“O Pasa hoje é um plano extremamente caro, está em vias de fazer um novo aumento, teve reunião ontem [dia 27] do conselho no Rio de Janeiro e a nossa intenção é levantar uma luta franca contra estes desmandos, despertar todo mundo, para frear estes abusos. Estamos deixando um recado claro para o Pasa, se o aumento vier, nós vamos mobilizar toda a população, todos os aposentados, aposentado este que muitas vezes deixam até de se alimentar para manter o plano de saúde, temos aposentados que estão voltando para a fila do SUS por que não estão conseguindo manter o Pasa, ele deu a vida pela Vale, recebeu de presente um Vale Mais, que é uma aposentadoria ridícula e não consegue pagar o Pasa, então, como que um plano de saúde é mais caro que o salário do cara?”, questionou o vereador.
[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”left”]Projetos
Na pauta do dia, cinco projetos foram aprovados em única, primeira e segunda votação. Em turno único, o Plenário aprovou o Projeto de Lei 81/2018, do vereador Ronaldo Meireles de Sena, Capoeira (PV), que denomina Vicente Romão Pedro o Ginásio Poliesportivo do Bela Vista. De acordo com o autor, Vicente foi um ícone na comunidade, com importantes contribuições nas áreas social e política.
Em segundo turno, foram aprovados os PLs 65/2017, que “institui adicional de representação” aos vencimentos dos advogados da Prefeitura, e o 32/2018, que dispõe sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Itabira – ambos de autoria do Executivo. As demais aprovações foram de Projetos de Resolução que detalham os relatórios contábeis da Câmara referentes aos meses de junho e julho de 2018.