Ok, Gabriela, mas e o estudo? Eu vi na TV…
O estudo em questão foi publicado na revista cientifica The Lancet Public Health. Trata-se de um estudo classificado como observacional (guarde isso: observacional), para realização deste estudo: 15,4 mil pessoas dos EUA preencheram questionários sobre os alimentos e bebidas que consumiam, bem como sobre o tamanho das porções, e a partir disso os cientistas estimaram a ingestão de
carboidratos. Essas pessoas foram acompanhadas durante 25 anos, concluído uma ligeira diferença entre os participantes que relatavam consumo moderado e os que estavam em um consumo EXTRABAIXO de carboidratos. EXTRABAIXO defere de BAIXO consumo.
E o que quer dizer observacional? Um estudo observacional leva em consideração as respostas dos indivíduos, há como selecionar as questões que realmente interessam para validação, mas nenhum controle sobre as respostas. Um estudo validativo é composto de partes observacionais, porém, mais etapas de controle: grupos controles, dieta especificada, etc..etc..
[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”left”]Além dessas ponderações vale procurar entender a ideologia de quem escreveu, quem patrocina, e o que esta por trás. Nesse caso em questão os pesquisadores tem vínculos com as maiores empresas de fast food do mundo. A quem realmente interessa uma dieta Fat Carb nos EUA?
A opinião dos profissionais, ainda permanece inalterada: cada individuo tem suas necessidades enérgicas, e a MODERAÇÃO é a chave de qualquer objetivo.