[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”left”]Quem representou o prefeito Ronaldo Magalhães no país vizinho foi José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). A Cumbre ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de agosto.
A conexão internacional se deu após convite da Confederação Nacional de Municípios (CNM), entidade que ocupa a vice-presidência da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA). Aliás, é a FLACMA a realizadora da Cumbre.
A viagem teve subsídios da CNM. Segundo Don Carlos, Itabira foi a única cidade mineira a compor a delegação brasileira no evento.
Interlocução
A vitrine para o ItabiraHUB teve expectadores de toda a América Latina. Conforme números da organização, participaram representantes de cidades que somam 625 milhões de habitantes. Estiveram organizações políticas e financeiras, redes e instituições discutindo os temas democracia, autonomia, descentralização, desenvolvimento econômico, participação, equidade e sustentabilidade.
Na ocasião, o representante de Itabira foi além de demonstrar o coworking público – proposta que inclusive conquistou prefeitos latinos. Don Carlos estabeleceu agenda com executivos estrangeiros, num planejamento de captação de empresas para visitarem Itabira e avaliarem investimentos.
“Percebemos que há desafios muitos parecidos. Todos buscam diversificação e crescimento econômico, o que pode ser feito de forma articulada. Abrimos a porta para que Itabira tenha visibilidade, para que a cidade possa despertar o interesse de investidores e seja vista não só por empresários brasileiros, como do exterior”, destaca o titular da SMDECTIT.
Saiba mais
O ItabiraHUB é um projeto pioneiro da Prefeitura de Itabira – o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do país. Os ambientes compartilhados de trabalho foram inaugurados em maio de 2017 e têm como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas e o empreendedorismo local.
O espaço está no Parque Municipal Mata do Intelecto e oferece completa infraestrutura de trabalho: salas com internet, impressoras, mobiliário, material de escritório, telefones, atendente permanente e instalações de apoio.
A modalidade promove networking e colaborativismo. As instalações do coworking são provisórias. Um moderno e amplo ambiente é projetado para o prédio da Universidade Aberta Integrada (Uaitec), no bairro Esplanada da Estação.