O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Pmaq-AB) tem como meta, garantir um padrão de qualidade, através de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de Atenção Básica à Saúde.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A avaliação possui três partes, cada uma com um peso diferente, culminando no resultado final: a avaliação do trabalho pela própria equipe (10% da nota); o desempenho, em resultados, computados a partir de 24 indicadores de saúde estabelecidos quando a equipe adere ao Programa (20% da nota); e o desempenho nos padrões de qualidade analisados por avaliadores externos, que visitaram os profissionais de saúde (70% da nota).
Neste contexto, a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Portaria Nº 031/2015, regulamenta o repasse de recursos do Fundo Municipal de Saúde a servidores ligados a este Programa. Com isto, o executivo municipal objetiva imprimir ainda mais transparência, atingir maior ganho social e contribuir com a melhoria e equidade na distribuição dos estímulos financeiros destinados aos profissionais desta área.
Em Santa Bárbara, assim como em 2017, o Município investiu 100% do Pmaq, R$388.494,94, nos servidores da Saúde, 160, no total. Essa ação faz com que este valor circule no comércio local, movimentando, por consequência, a economia santa-barbarense.
O PMAQ
O Ministério da Saúde instituiu essa avaliação em maio de 2012. Na ocasião, foram visitadas 17.304 grupos que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo isto, equivalente a 53,3% do total de equipes de saúde da família no Brasil, que aderiram ao programa em 3.972 municípios do país.
Confira a lista e os respectivos valores recebidos pelos servidores contemplados pelo Pmaq: https://bit.ly/2MRRUpF.