Globo Minas
A Samarco afirmou nesta sexta-feira (28) que vai começar na próxima semana obras para a construção de um novo depósito de rejeitos de minério no complexo de Germano, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Em novembro de 2018 a tregédia de Mariana completa três anos. No total, 19 pessoas morreram após o rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana. O rejeito despejado no desastre destruiu distritos, atingiu cidades e impactou todo o leito do Rio Doce, até o Oceano Atlântico.
Segundo a mineradora, cujas as donas são a Vale e a BHP Billiton, a Cava Alegria Sul será construída em um terreno que já foi minerado e tem formação rochosa e estável. A capacidade será de 16 milhões de metros cúbicos.
Em um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi definido que a mineradora contratará uma auditoria externa para acompanhar os trabalhos.
As obras da cava devem durar 10 meses. Tecnologias para filtragem de rejeito e reuso da água serão implantadas, de acordo com a empresa.
A Samarco disse que espera obter as licenças para retorno da operação ao longo de 2019.