Com essa temática, os eventos reúnem uma vasta e diversificada programação para celebrar e difundir a literatura e, também, a obra do poeta itabirano: serão oito apresentações musicais, oito oficinas e cursos, sete mesas-redondas e palestras, quatro lançamentos de livros, três teatros e duas exposições – dentre outras atividades.
As festividades começam na quarta-feira, 24, às 18h, com o lançamento do livro “Essa Substância Chamada Infinito”, do escritor monlevadense Wir Caetano. A solenidade acontece no Memorial Carlos Drummond de Andrade e conta com apoio da Associação dos Amigos do Memorial Carlos Drummond de Andrade.
A abertura oficial da 17ª Semana Drummondiana e 2º Festival Drummond acontece na quinta-feira, 25, com uma série de atividades. Às 9h, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebe o projeto “Poesia e Ciência”, que é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira. Às 14h, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), acontece a abertura da Galeria Literária, com a participação de um coral de 50 estudantes da Escola Municipal Nico Andrade.
A Galeria Literária será a grande atração na abertura dos eventos. Às 18h, o grupo Drummonzinhos promove uma intervenção literária e, em seguida, às 18h30, acontece a abertura da Exposição Internacional de Arte Postal com a temática “No Meio do Caminho”, com coordenação do Instituto Imersão Latina e curadoria de Tchello d’Barros. Na ocasião, será promovido um bate-papo com autores sobre o poema de Drummond.
E não para por aí: às 19h30, será lançado o livro “Canto Mineral”, que possui poemas do escritor itabirano e ilustrações de Carlos Bracher. O trabalho do ilustrador também recebe uma mostra na Galeria Literária. Encerrando a solenidade inaugural da 17ª Semana Drummondiana e 2º Festival Drummond, o músico Clíver Honorato sobe ao palco do Teatro da FCCDA, às 20h30, para um show com repertório de Música Popular Brasileira (MPB).
A programação vai até o final de outubro, se encerrando na quarta-feira, 31, quando se comemora o aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Durante toda a semana, passam por Itabira importantes nomes da literatura brasileira, como Fernando Armando Ribeiro, Edmilson Caminha, José Miguel Wisnik, Ricardo Pereira, Arlete de Falco, Antônio Cícero, Afonso Borges, dentre outros.
Além da literatura, também são contempladas na programação outras expressões artísticas. Na música, apresentações com Cláudio Venturini e Telo Borges, Chico Amaral, Coral da FCCDA, projeto Meninar e Demônios da Garoa. No teatro, os espetáculos “Havemos de Amanhecer”, de João Lorenzo e Companhia Espaço Mágico; “O Pequeno Príncipe de Papel; do Grupo Girino; e “Precisamos Falar de Amor sem Falar Eu Te Amo”, com Bruno Lopes e Priscila Fantin.
A 17ª Semana Drummondiana e o 2º Festival Drummond é uma realização da Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e co-patrocínio da Vale. Os eventos contam com apoio cultural Hotel Pousada da Água Santa, Meet Restaurant & Louge, Restaurante Cia do Caldo, Restaurante Chico Savassi, LaTrupe, Unimed e Senac.
Confira a programação clicando aqui. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102 ou pelos sites www.itabira.mg.gov.br ou www.fccda.com.br.