A Escola Municipal Adélia Hosken Ayres, localizada no bairro Vista Alegre, venceu a etapa estadual do Prêmio MPT na Escola, na categoria Música, dentro do projeto Resgate a Infância, eixo Educação, com uma produção audiovisual desenvolvida pelos alunos dos quartos anos (turmas Marshmallow e Babaloo), do turno vespertino. Os estudantes confeccionaram um vídeo com uma música que conta a história de Maria, uma menina que, ao invés de estar numa sala de aula, vendia refrigerantes para ajudar a família.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Ao todo, 32 municípios, de diversas regiões mineiras, participaram da etapa estadual, que reuniu mais de 150 trabalhos escolares produzidos em seis modalidades: conto, curta metragem, desenho, esquete teatral, música e poesia.
O prêmio baseou-se, também, no protagonismo dos alunos, dividindo-os em Faixa 1(ensino fundamental I – 4º e 5º anos) e Faixa 2 (ensino fundamental II – 6º e 7º anos). A Instituição foi a campeã na categoria Música, seguida por escolas de Taiobeiras (2º) e Betim (3º).
O prêmio MPT na Escola tem a finalidade de incentivar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais desenvolvidos pelos estudantes, além da dedicação dos educadores envolvidos nas iniciativas de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
A premiação acontecerá no dia 14 de novembro, às 13h, em Belo Horizonte. Além disso, como campeã, a Escola Municipal Adélia Hosken Ayres já está inscrita para participar da etapa nacional do Prêmio, que acontecerá em Brasília, no dia 28 de novembro.