O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, é o terceiro mais bem avaliado em nível nacional, de acordo com Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação. O terminal recebeu 4,61 pontos em uma escala de 0 a 5, ficando atrás somente dos aeroportos de Campinas (Viracopos) e de Curitiba. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Segundo o ministério, Confins foi bem avaliado nos requisitos de limpeza geral do aeroporto (4,76), cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4,69), tempo de fila no check-in (autoatendimento) (4,70), disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,66) e cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,64).
Dos 38 indicadores avaliados no aeroporto da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sete tiveram nota abaixo de 4 pontos – meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Entre eles, estão: disponibilidade de tomadas (3,91), disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (3,89), custo-benefício dos produtos comerciais (3,11) e custo-benefício do estacionamento (3,42).
Pesquisa geral
Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas em 20 aeroportos do país. A média de satisfação geral é de 4,36 e 89% dos entrevistados avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”. O único aeroporto que não alcançou a meta de nota 4 foi o de Florianópolis, com nota 3,83.
Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. As principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); e valor dos produtos comerciais (3,08). A menor nota entre todos os indicadores foi para o preço cobrado pelos alimentos (2,93).
Confira o ranking: