As fortes chuvas que caíram em Itabira e nos distritos no último fim de semana causaram grandes estragos. Na comunidade da Serra dos Linhares (Senhora do Carmo), Marcelo Miranda de Oliveira, 20 anos, morreu após um raio cair próximo a sua residência no momento em que ele desligava a TV, o rapaz não resistiu à descarga elétrica. O temporal do último sábado provocou a queda de energia no município e comprometeu inclusive o abastecimento de água. O fornecimento só foi retomado por volta das 15h deste domingo (28).[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Em nota, a prefeitura de Itabira informou que a falta de energia atingiu as Estações de Tratamento de Água (ETA) Pureza e Gatos, sistemas responsáveis por mais de 80% do abastecimento da cidade. O temporal, acompanhado de ventos fortes atingiu a região e provocou danos na rede elétrica. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) esclareceu que a interrupção da energia impediu que os reservatórios alcançassem os níveis necessários para a distribuição de água.
Outros danos causados pela tempestade foram quedas de árvores em vários bairros da cidade. A reportagem tentou contato com a Defesa Civil após as chuvas do fim de semana mas não conseguiu contato. A suspeita é que algumas casas tenham ficado destelhadas devido às fortes rajadas de vento.
Estradas- Algumas estradas de acesso ao município também ficaram interditadas devido à queda de árvores. A rodovia que de acesso à Belo Horizonte registrou algumas quedas e o trânsito precisou ser interrompido. O mesmo aconteceu na estrada de acesso à João Monlevade, conhecida como Forninho, que ficou parcialmente interditada.