Os metroviários entraram em greve na madrugada desta quarta-feira (19) em Belo Horizonte, mas estão cumprindo a ordem do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determinou que eles trabalhem das 5h15 e 10h, e também das 16h e 22h, de segunda a sexta-feira. A paralisação é por tempo indeterminado. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
No sábado o metrô funcionará das 5h15 às 14h. Já no domingo e feriado as estações permanecerão fechadas.
Os passageiros disseram à reportagem do Bom Dia Minas que o metrô funcionava normalmente na manhã desta quarta-feira.
O descumprimento desta escala geraria uma multa de R$ 200 mil por dia para o sindicato. A paralisação faz parte de movimento reivindicatório por melhorias salariais para a categoria e por mudanças no acordo coletivo.
Os trabalhadores reivindicam a retirada de 12 cláusulas do acordo coletivo, que já existem há anos. Além disso, questionam o reajuste que está sendo dado. A categoria não está recebendo o reajuste de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) integral.
Além disso, não está sendo pago o retroativo ao qual a categoria tem direito. A data-base deles é de maio e, desde então, o reajuste está sendo negociado.
A decisão da Justiça reverteu a liminar obtida pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que obrigava os trabalhadores a manter os trens em circulação durante todo o dia, mesmo que com escala reduzida.