Medidas são importantes para que os deslizamentos sejam evitados. A Defesa Civil adverte contra cortes irregulares e lixo nas encostas. Bananeiras, por sua vez, representam sinal de perigo. Essas plantas concentram muita água onde estão e facilitam os deslizamentos. O ideal é que elas sejam substituídas por outras, como grama e capim.
Qualquer situação anormal pode ser comunicada à Comdec pelo telefone 199. A seção também atende nos telefones 3839-2147 e 3839-2391 (plantão).
Balanço
Durante o período chuvoso das festas de fim de ano, entre a véspera de Natal e o Ano Novo, a Defesa Civil de Itabira atendeu a três destelhamentos de casas nos bairros Pedreira, Bela Vista e Jardim das Oliveiras; três desabamentos de muros de contenção em terrenos particulares do Santa Ruth, Fênix e Jardim das Oliveiras; e à ruína de um muro divisório no bairro Vila São Geraldo. Ninguém se feriu.
O balanço cita que duas famílias ficaram desalojadas e foram encaminhadas à política de Assistência Social no Município.
Houve ainda ocorrências de alagamentos em pontos diversos e pequenos deslizamentos de terra em imóveis, sem comprometer a segurança dos moradores.
Monitoramento
A Coordenadoria está visitando, todos os dias, áreas vulneráveis da cidade, orientando populares e avaliando estruturas. São regiões de constante monitoramento, por exemplo, os bairros Gabiroba, Madre Maria de Jesus, Jardim das Oliveiras, Pedreira, Eldorado e Machado.