O trem de passageiros da Vale irá circular nesta terça-feira (15) com trajeto reduzido por causa da interdição da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) no Espírito Santo provocada pelo protesto de pescadores atingidos pela tragédia de Mariana. Segundo a companhia, o trem fará o trajeto entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Leste de Minas, nos dois sentidos.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Os passageiros que iriam viajar até o Espirito Santo podem remarcar a passagem ou pedir o reembolso do valor.
O ato na ferrovia ocorre porque os pescadores consideram que uma decisão do juiz Mário de Paula Franco Júnior, da 12ª Vara Federal em Belo Horizonte, altera o atual modelo de pagamento de indenização firmado entre os pescadores e a Fundação Renova.
Os pescadores acreditam que o auxílio que recebem todo mês vai ser descontado da indenização que ainda vão receber. A Renova garante que esse valor não vai ser descontado. Atualmente, mais de 1,5 mil pescadores que esperam essa indenização recebem o auxílio mensal emergencial.
Ainda de acordo com a Vale, além de cerca de 2 mil passageiros diários, a EFVM é responsável pelo transporte de minério de ferro, combustíveis, grãos, aço entre outros produtos.
Protesto
Os pescadores colocaram pedaços de madeiras, pneus e entulhos em cima da linha férrea e bloqueiam a passagem desde às 11h desta segunda-feira (14) no trecho de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo.
Um dos manifestantes contou que aproximadamente 500 pessoas participam do ato. “Estamos aqui em busca do nosso direito. Precisamos ser ouvidos e respeitados”.