Mesmo de madrugada, alguns moradores e turistas observaram o primeiro eclipse total da Lua de 2019 em Catas Altas, que aconteceu no último dia 21. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O fenômeno astronômico (que deve acontecer novamente somente em 2021) foi observado através de telescópios e binóculos montados pela equipe do observatório astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em frente ao adro da igreja de Santa Quitéria.
Além da observação, a equipe ficou durante o dia na Casa do Professor, com laboratório de física e astronomia, orientando turistas e moradores sobre o fenômeno do eclipse e da observação de vários corpos celestes.
O Eclipse ficou totalmente visível no Brasil por mais de três horas, sendo a totalidade com duração de uma hora e dois minutos. A primeira fase parcial aconteceu das 01:34 às 02:41 da manhã. Já a totalidade, entre 02:41 e 03:43.
Na ocasião, cerca de 60 pessoas estiveram presente nas atividades realizadas ao longo do dia.
As atividades foram gratuitas e fizeram parte de uma parceria entre a Prefeitura de Catas Altas e o Instituto de Ciências Exatas da UFMG (ICEx).