Rádio Itatiaia
Exames no IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte feitos a partir da coleta de material genético de parentes devem durar em média sete dias, em cada pessoa, dependendo do estado de conservação dos corpos. A informação é de Thalles Bittencourt, superintendente de polícia técnico-científica.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
De acordo com o especialista, neste momento é difícil fazer a identificação por meio de impressão digital tendo em vista o estado dos corpos e a quantidade. “Estamos coletando amostras dos familiares para exame de DNA, que agora será feito por agendamento”, ressalta.
A coleta do material é rápida, não dói e é feita com uma pequena bucha, que é colocada debaixo da língua do familiar. “Dentro da boca, a gente faz pequenos movimentos de vai e vem, uns dez movimentos, é fechado e aqui ficam as células da mucosa”, explica.
Logo em seguida, o material é encaminhado para o Instituto de Criminalística da Polícia Civil para extração do DNA do familiar e posteriormente comparado com o DNA extraído do corpo.
Dona Leda teve a saliva coletada. O filho dela, Adriano Gonçalves, estava no refeitório da Vale quando a barragem se rompeu. “Eu tenho certeza que ele não pensou nele, pensou em salvar pessoas, ele estava de férias, gente, ele voltou terça-feira para morrer sexta”, lamentou.
Somente na quarta-feira (30/01), 40 agendamentos foram feitos para coleta de material genético de familiares dos desaparecidos ou de vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O endereço de e-mail para agendamento do teste de DNA é [email protected]
Cartório
Um cartório para agilizar liberação de documentos das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Grande BH, foi montado no IML (Instituto Médico Legal) em Belo Horizonte.
Por meio de uma parceira com o Tribunal de Justiça, uma sala foi disponibilizada para as famílias. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.
Assim que é feita a liberação dos corpos, o atestado de óbito é emitido imediatamente.
Com informações de Rafael Nonato